Skip to main content

 

PLANTAS MESTRAS

No dia 23 de outubro de 2022, o Selvagem, em parceria com a Dantes Editora, realizou na Casa França-Brasil, no centro do Rio de Janeiro, a roda de conversa presencial sobre PLANTAS MESTRAS, que celebrou a magnitude dos saberes da floresta e dos conhecimentos que são transmitidos pelas plantas.

A abertura foi feita por uma reza de Peconquena, do povo Shipibo-Konibo da Amazônia Peruana, e por cantos de Carlos Papá e Cristine Takuá. A roda de conversas entre Ailton Krenak, Jeremy Narby, Carlos Papá e Peconquena foi entremeada de defumação e música de Gui Alves e Luiz Guello. Encerramos com cantos de Cris Takuá e Carlos Papá.

Na ocasião, também aconteceu o lançamento do livro Plantas Mestras – Tabaco e Ayahuasca (Dantes, 2022), de Jeremy Narby e Rafael Chanchari Pizuri, com ilustrações de Peconquena.

O encontro foi preparado com muito cuidado, diante do desafio de falar sobre plantas mestras em uma roda aberta, no centro de uma metrópole como o Rio de Janeiro. Também encaramos o desafio de lançar a Flecha 7 num lugar em que o destino de plantas, como açúcar, café e tabaco, foi o de atravessar corpos humanos e ser consumidas de formas nocivas, gerando vícios e exploração ambiental.

PLAYLIST
LIVROS E CADERNOS
ROTEIRO
GALERIA DE FOTOS

Todas as fotografias do evento são de Mariana Rotili, que também criou a série Plantas Mesclas, uma colagem da gente-planta que nos acompanhou e sustentou o campo do encontro com a gente-humana, representada pelos quatro convidados para esta conversa: Ailton Krenak, Jeremy Narby, Carlos Papá e Peconquena.

ARCA COMUNICAÇÕES

Aquela que chama as cores