ciclo regenerantes de gaia

Roteiro para o ciclo de leitura em torno do livro
“Regenerantes de Gaia” do Fabio Scarano, Dantes Editora

Ministrado pela Fabio Scarano.
4 encontros de 2 horas

Sobre o ciclo:

O livro adota a teoria de Gaia, de Lovelock e Margulis, que postula que a vida na Terra é autorregulável, interconectada e
interdependente. A vida seria, portanto, um fator geológico que diferencia a Terra de outros planetas conhecidos. “Regenerantes de
Gaia” trata o planeta como um supraorganismo e examina quatro de suas propriedades organísmicas: regeneração, ontogenia, consciência e transcendência. O argumento central do livro é que para participar da realização dessas propriedades, a espécie humana precisa se reintegrar à Gaia, o que demandará diálogo entre diferentes formas de conhecimento. Para ser fiel a esse princípio, o livro combina três linhas narrativas: uma examina as propriedades à luz da ciência e filosofia, outra da arte (especialmente cinema e literatura de ficção científica) e finalmente uma mais poética, como se o narrador fosse a
natureza ou as plantas.

LEIA MAIS

Formato:

Em cada debate, o autor fará uma breve apresentação do tópico do dia, que será seguido de diálogo, com perguntas e comentários dos participantes do ciclo. Com o fim de ilustrar o tópico abordado, eventualmente serão lidos pequenos trechos do livro, assim como serão exibidos trechos de 2-3 minutos de filmes citados. Leituras complementares, além das já citadas no próprio livro, poderão ser disponibilizadas, quando disponíveis, por demanda dos participantes. 

Fio condutor dos debates:

(com plena flexibilidade para mudanças, conforme a direção que o diálogo tomar)

1° encontro : Introdução
  • Antecedentes
  • Natureza e Gaia
  • Estado do planeta
  • Angústia em Kierkegaard e Von Trier.
  • Trecho de filme citado no livro

Para melhor aproveitar a aula:

  1. a) ler nota editorial e capítulos 1 a 6 do livro;
  2. b) assistir “O Homem Urso” de Werner Herzog: https://www.dailymotion.com/video/x1puv2g (parte 1) (ing., leg. port) https://www.dailymotion.com/video/x1q5vlb (parte 2) (ing., leg. port)
2° encontro : Regeneração
  • Regeneração
  • Convergência
  • Sacrifício
  • Sacrifício e redenção em e Rosselini
  • Trecho de filme citado no livro

Para melhor aproveitar a aula:

  1. a) ler capítulos 7 a 11 do livro;
  2. b) assistir “Nostalgia” de Andrei Tarkovski: https://www.youtube.com/watch?v=-gH1cprEg0w&list=PL4Cm-RPTiJkNkQ6Q07XCvXJ2jJr-aGpgI&index=5&t=0s (russo, italiano, leg port)
3° encontro : Consciência
  • Consciências
  • Noosfera
  • Tecnosfera e Tecnofuturos: trans e pós-humanismo
  • Ballard e o pós-apocalipse
  • Jung, a psicanálise de Gaia e a repercussão na arte
  • Trecho de filme citado no livro

Para melhor aproveitar a aula:

  1. a) ler capítulos 12 a 17 do livro;
  2. b) assistir “Crash” de David Cronenberg: https://vimeo.com/groups/565877/videos/257431722 (ing., sem leg.)
4° encontro : Transcendência
  • Morte e Renascimento: fim do mundo?
  • Transcendência
  • Futuros
  • Encerramento

Para melhor aproveitar a aula:

  1. a) ler capítulo 18 do livro. 

—————–

Sobre o Fabio Scarano:

Fabio Scarano graduou em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília, Brasil, e obteve seu Ph.D. em Ecologia na Universidade de St. Andrews, Escócia. Ele é Professor Associado de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, desde 1993. Ele é também membro da Sociedade Linneana de Londres (desde 1995). Seu campo de estudo é a questão climática dentro da perspectiva de gaia.

Sobre o livro:

Esse livro revisita a hipótese de Gaia e avança, propondo um conjunto de características de Gaia como organismo, assim como discute uma perspectiva de evolução para Gaia – justamente um dos pontos mais criticados pela ciência ocidental. Como organismo, o livro propõe e demonstra que Gaia possui ‘células-tronco’, ‘consciência’, ‘desenvolvimento’ e, finalmente, ‘morte’. Como evolução, o texto propõe e argumenta que Gaia, através do DNA, pode se reproduzir, e que o advento do tecnoceno, talvez permita a colonização de outros planetas pelo próprio DNA, criando uma população de planetas sujeita aos princípios da seleção natural. Além de Gaia, a narrativa tem dois sujeitos principais: os seres humanos e as plantas, ‘células’ de Gaia. Os humanos por terem conduzido o planeta à sua crise atual e as plantas por serem 99% da biomassa do planeta, de Gaia, e por residir nelas boa parte da solução. Livro ilustrado pela Lua Kali.

Sobre a Dantes Editora:

É uma editora que se dedica à pesquisas, edições e projetos culturais que nascem de livros. Seu trabalho expande a atuação da produção editorial para exposições, oficinas, filmes e muitas outras atividades de cunho social, cultural e ambiental. O envolvimento, dedicação e cuidado com as articulações para que cada projeto se realize, criam trabalhos especiais que conectam áreas de conhecimento diversas.

Há quase 10 anos a Dantes trabalha com o povo Huni Kuin no Acre no projeto Livro Escola Viva que tem sido inspiração para o formato colaborativo que sempre buscou.

Desde 2018 realiza o Selvagem, ciclo de estudo sobre a vida.

Primeira turma: 17,24/06 e 01, 08/07/2020

Material de estudo