
Roteiro para o ciclo de leitura em torno do livro
“Regenerantes de Gaia” do Fabio Scarano, Dantes Editora
–
Ministrado pela Fabio Scarano.
4 encontros de 2 horas
–
Sobre o ciclo:
O livro adota a teoria de Gaia, de Lovelock e Margulis, que postula que a vida na Terra é autorregulável, interconectada e
interdependente. A vida seria, portanto, um fator geológico que diferencia a Terra de outros planetas conhecidos. “Regenerantes de
Gaia” trata o planeta como um supraorganismo e examina quatro de suas propriedades organísmicas: regeneração, ontogenia, consciência e transcendência. O argumento central do livro é que para participar da realização dessas propriedades, a espécie humana precisa se reintegrar à Gaia, o que demandará diálogo entre diferentes formas de conhecimento. Para ser fiel a esse princípio, o livro combina três linhas narrativas: uma examina as propriedades à luz da ciência e filosofia, outra da arte (especialmente cinema e literatura de ficção científica) e finalmente uma mais poética, como se o narrador fosse a
natureza ou as plantas.
LEIA MAIS
Formato:
Em cada debate, o autor fará uma breve apresentação do tópico do dia, que será seguido de diálogo, com perguntas e comentários dos participantes do ciclo. Com o fim de ilustrar o tópico abordado, eventualmente serão lidos pequenos trechos do livro, assim como serão exibidos trechos de 2-3 minutos de filmes citados. Leituras complementares, além das já citadas no próprio livro, poderão ser disponibilizadas, quando disponíveis, por demanda dos participantes.
Fio condutor dos debates:
(com plena flexibilidade para mudanças, conforme a direção que o diálogo tomar)
1° encontro : Introdução
- Antecedentes
- Natureza e Gaia
- Estado do planeta
- Angústia em Kierkegaard e Von Trier.
- Trecho de filme citado no livro
Para melhor aproveitar a aula:
- a) ler nota editorial e capítulos 1 a 6 do livro;
- b) assistir “O Homem Urso” de Werner Herzog: https://www.dailymotion.com/video/x1puv2g (parte 1) (ing., leg. port) https://www.dailymotion.com/video/x1q5vlb (parte 2) (ing., leg. port)
2° encontro : Regeneração
- Regeneração
- Convergência
- Sacrifício
- Sacrifício e redenção em e Rosselini
- Trecho de filme citado no livro
Para melhor aproveitar a aula:
- a) ler capítulos 7 a 11 do livro;
- b) assistir “Nostalgia” de Andrei Tarkovski: https://www.youtube.com/watch?v=-gH1cprEg0w&list=PL4Cm-RPTiJkNkQ6Q07XCvXJ2jJr-aGpgI&index=5&t=0s (russo, italiano, leg port)
3° encontro : Consciência
- Consciências
- Noosfera
- Tecnosfera e Tecnofuturos: trans e pós-humanismo
- Ballard e o pós-apocalipse
- Jung, a psicanálise de Gaia e a repercussão na arte
- Trecho de filme citado no livro
Para melhor aproveitar a aula:
- a) ler capítulos 12 a 17 do livro;
- b) assistir “Crash” de David Cronenberg: https://vimeo.com/groups/565877/videos/257431722 (ing., sem leg.)
4° encontro : Transcendência
- Morte e Renascimento: fim do mundo?
- Transcendência
- Futuros
- Encerramento
Para melhor aproveitar a aula:
- a) ler capítulo 18 do livro.
—————–
Sobre o Fabio Scarano:
Fabio Scarano graduou em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília, Brasil, e obteve seu Ph.D. em Ecologia na Universidade de St. Andrews, Escócia. Ele é Professor Associado de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, desde 1993. Ele é também membro da Sociedade Linneana de Londres (desde 1995). Seu campo de estudo é a questão climática dentro da perspectiva de gaia.
Sobre o livro:
Esse livro revisita a hipótese de Gaia e avança, propondo um conjunto de características de Gaia como organismo, assim como discute uma perspectiva de evolução para Gaia – justamente um dos pontos mais criticados pela ciência ocidental. Como organismo, o livro propõe e demonstra que Gaia possui ‘células-tronco’, ‘consciência’, ‘desenvolvimento’ e, finalmente, ‘morte’. Como evolução, o texto propõe e argumenta que Gaia, através do DNA, pode se reproduzir, e que o advento do tecnoceno, talvez permita a colonização de outros planetas pelo próprio DNA, criando uma população de planetas sujeita aos princípios da seleção natural. Além de Gaia, a narrativa tem dois sujeitos principais: os seres humanos e as plantas, ‘células’ de Gaia. Os humanos por terem conduzido o planeta à sua crise atual e as plantas por serem 99% da biomassa do planeta, de Gaia, e por residir nelas boa parte da solução. Livro ilustrado pela Lua Kali.
Sobre a Dantes Editora:
É uma editora que se dedica à pesquisas, edições e projetos culturais que nascem de livros. Seu trabalho expande a atuação da produção editorial para exposições, oficinas, filmes e muitas outras atividades de cunho social, cultural e ambiental. O envolvimento, dedicação e cuidado com as articulações para que cada projeto se realize, criam trabalhos especiais que conectam áreas de conhecimento diversas.
Há quase 10 anos a Dantes trabalha com o povo Huni Kuin no Acre no projeto Livro Escola Viva que tem sido inspiração para o formato colaborativo que sempre buscou.
Desde 2018 realiza o Selvagem, ciclo de estudo sobre a vida.
Primeira turma: 17,24/06 e 01, 08/07/2020