flecha selvagem

Série em sete episódios que projeta o SELVAGEM para a linguagem audiovisual.

A Flecha abre caminho para que sejam feitas novas perguntas. É destinada ao público geral e também um convite para que escolas, universidades, pontos de cultura e projetos comunitários de educação acessem narrativas mais pluriversais.

Estão disponíveis no nosso canal do youtube com legendas em inglês e francês e são acompanhadas de CADERNOS SELVAGEM para ler e baixar de graça com informações complementares, propostas de atividades e ativações. Cada flecha é composta por uma narrativa na voz de AILTON KRENAK com roteiro escrito por ANNA DANTES. Uma irradiante miríade de imagens ‘compostadas’ de diversos arquivos indígenas, artísticos e científicos, além de animações e músicas originais.

A SERPENTE E A CANOA

Viajamos por teorias científicas contemporâneas e memórias das culturas ancestrais. O fio condutor deste episódio costura duas narrativas: a da canoa cobra, memória originária de povos rio negrinos, e a serpente cósmica, presente em mitos de origem de diferentes culturas, vista como a dupla hélice do DNA, código de memória presente em tudo que é vivo. A viagem percorre uma sequência que entrelaça saberes indígenas e hipóteses científicas sobre o surgimento da Vida.

EN   FR   ES   IT

O SOL E A FLOR

A segunda flecha, O SOL E A FLOR, associa diferentes visões sobre a relação do SOL com a vida na Terra. A partir de trechos do livro BIOSFERA, de Vladimir Verndasky, Ailton Krenak narra sobre a profunda interação dos raios cósmicos com a matéria verde, que transformam a Terra em um supra organismo vivo. Uma visão da vida onde tudo está absolutamente relacionado, das cianobactérias ao ozônio. A fotossíntese se apresenta como chave de manutenção do equilíbrio dinâmico e para a regulação da Biosfera. A Teoria de Gaia flui em diálogo com a suspensão do céu na compreensão yanomami.

Para além da narrativa científica, é uma flecha propulsionada, em sua essência, pela narrativa Guarani sobre Nhanderu, o desdobramento do escuro em sol e do sol em flor.

EN   FR   ES   IT

METAMORFOSE

Um canal de transformação que leva vida de uma forma a outra. Uma mesma vida conecta vários mundos. No entrelace das partículas que atravessam vidas e corpos, somos quimeras, seres multiespécies.

A flecha METAMORFOSE reúne conhecimentos dos povos Tukano e conta com a participação de João Paulo Lima Barreto, autor das obras WAIMAHSÃ: Peixes e Humanos e KUMUÃ NA KAHTIROTI-UKUSE, além da narração inicial de Naiara Tukano. O livro Metamorfoses de Emanuele Coccia é também fio condutor desta flecha que fala sobre transformação. A terceira flecha selvagem é motivada pelos ensinamentos Huni Kuin do Shuku Shukuwe, a vida é para sempre.

EN   FR   ES

A SELVA E A SEIVA

A Selva e a Seiva é uma flecha selvagem sobre plantas, especialmente as plantas mestras, chamadas também de plantas professoras, aquelas que abrem a percepção da realidade cósmica da vida. A energia da vida vem do sol e é tragada pelos seres fotossintéticos, algumas bactérias, algas e plantas. A energia da vida é cósmica.

A Flecha 4 acompanha o percurso da luz à seiva elaborada, seu poder de visão e cura. Com a consultoria do pajé Huni Kuin Dua Buse e de Cristine Takuá, A Selva e a Seiva segue a sequência de flechas narradas por Ailton Krenak e produzidas pelo Selvagem ciclo de estudos sobre a vida.

EN   FR   ES

UMA FLECHA INVISÍVEL

Uma flecha invisível se destina ao microcosmos. Concerne a um estado de grandeza física, mensurável, em escala infinitesimal e conjuntamente considera a condição invisível da presença de outras dimensões, espirituais, paralelas e agenciadoras da vida no planeta.

“Tudo que vemos é uma expressão do invisível.”

Visitamos assim uma série de seres que colaboram para a existência de vida no planeta.

Baseada no Livro de Seres Invisíveis, de Dorion Sagan, a flecha 5s, dialoga com as demais. Em A Serpente e a Canoa mergulhamos na galáxia oculta a olho nu. O Sol e a Flor tem como essência a atividade de seres fotossintéticos como as cianobactérias. Metamorfose proporciona a visão do papel fundamental dos seres invisíveis para a permanência da vida na Terra e sua transformação contínua. A Selva e a Seiva revela a sabedoria contida no belo sistema de regulação da vida.

EN   FR   ES

Em breve.

Em breve.