CICLO ANTES O MUNDO NÃO EXISTIA
“Antes o mundo não existia. A escuridão cobria tudo. Enquanto não havia nada, apareceu uma mulher por si mesma. Isso aconteceu no meio da escuridão. Ela apareceu sustentando-se sobre o seu banco de quartzo branco. Enquanto estava aparecendo, ela cobriu-se com seus enfeites e fez como que um quarto. Esse quarto chama-se Uhtãboho taribu, o ‘Quarto de Quartzo Branco’. Ela se chamava Yebá Buró, a ‘Avó do Mundo’, ou também ‘Avó da Terra’.”
São essas as palavras que abrem o livro Antes o Mundo não Existia, um conjunto de narrativas de criação (ou de mitologia) do povo indígena Desana, de autoria de Firmiano e Luiz Lana (pai e filho), do clã Kehíripõrã ou “filhos dos desenhos do sonho”.
Situado no Noroeste Amazônico, o Alto Rio Negro é o território originário de mais de 23 povos indígenas, organizados em um sistema multilinguístico único, em que os Desana são falantes da família de línguas Tukano Oriental.
Cultivadas e transmitidas ao longo do tempo, essas narrativas Desana sobre a criação de nosso mundo falam de um momento indizível no espaço e no tempo. É a partir do escuro que surgem nosso planeta e a vida. Surgem a partir de um desenho, de uma rede de desenhos, formulados no pensamento e no sonho de um tempo ancestral.
Sobre o ciclo
No ciclo online Antes o Mundo Não Existia, percorremos os saberes, a memória e os conhecimentos da cultura Desana, conhecendo alguns mitos e seus significados, assim como o pensamento ligado a essa narrativa de origem do mundo.
Publicadas originalmente em 1980, as narrativas de criação que compõem Antes o Mundo Não Existia foram uma iniciativa pioneira no campo editorial, inspiraram na década seguinte uma série de publicações em sua região de origem – que vieram a ser, a partir de 1995, as edições Narradores Indígenas do Alto Rio Negro, volumes de narrativas ancestrais da Terra Indígena Alto Rio Negro, município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
O ciclo é composto por 4 encontros gravados, Cadernos Selvagem e outros materiais complementares, que podem ser acessados através dos ícones nesta página.
Também faz parte do ciclo o livro Antes o Mundo Não Existia (Dantes, 2019), de Umusï Pãrõkumu (Firmiano Lana) e Tõrãmü Këhíri (Luiz Lana)