CICLO BIOSFERA
A vida segue sua lógica de transformações e sua capacidade ímpar de pulsar o planeta. A existência da vida como conhecemos neste planeta é fruto de uma série de processos que operam desde uma escala extraplanetária até uma escala intracelular, em uma rede de interdependências e conexões profundas.
Essa rede, de uma forma ou de outra, está presente nos saberes ancestrais de muitos povos ao redor do planeta. Todos os seres vivos contribuem, têm papel ativo e de alguma forma participam na construção do todo. Mais especificamente, seres visíveis e invisíveis também influenciam processos como as marés, as chuvas, o relevo ou a temperatura do planeta.
Para a ciência ocidental, essa linha de pensamento é relativamente recente. Foi no século passado, com trabalhos como o livro Biosfera, de Vladimir Vernadsky, e pesquisadores como James Lovelock e Lynn Margulis, que se popularizou a noção de que vivemos não apenas em uma esfera, mas em uma biosfera ativa e pulsante. A massa rochosa do nosso planeta é recoberta por vida, e essa vida influencia diretamente seus processos físicos e químicos, regulando as condições para que sua existência continue possível.
Nenhuma forma de vida, portanto, existe isoladamente. Viver é um ato coletivo. A vida existe em rede.
SOBRE O CICLO
Neste ciclo online, partimos da obra de Vladimir Vernadsky para investigar a biosfera e seus processos.
O ciclo é composto por 4 encontros gravados, Cadernos Selvagem e outros materiais complementares, que podem ser acessados através dos ícones nesta página.
Também indicamos a leitura do livro Biosfera, de Vladimir Vernadsky.