CICLO REGENERANTES DE GAIA
“Regenerar” significa restaurar, reconstruir, organizar novamente. Colocar de pé aquilo que foi derrubado. Regenerar também pode significar gerar outra vez; ser fonte, ser semente de novas formas de organizar o mundo.
Vivemos um tempo em que os níveis de degradação dos espaços da Terra, acelerados pelo impacto das ações humanas, pede que reencontremos o nosso rumo. Sentir os movimentos do planeta e se alinhar a eles não é uma novidade; trata-se de uma forma muito antiga de atenção, de sintonia, de “pisar suavemente sobre a Terra”, como propõe Ailton Krenak.
No entanto, a sociedade moderna, industrial, capitalista e extrativista deixa pegadas muito profundas sobre o planeta. Seus rastros são como cicatrizes, apagando as condições férteis de vida para as diferentes espécies que habitam Gaia – palavra de origem grega que significa a Mãe Terra.
Gaia foi recuperada, no século XX, por James Lovelock e Lynn Margulis, dois cientistas que perceberam e defenderam que a vida na Terra, ao contrário do que se pensava até então, não era o resultado aleatório de uma longa disputa entre indivíduos. A Terra é como um organismo vivo, cujas partes se autorregulam, de forma interconectada, sustentando o equilíbrio do todo.
Dentro desse organismo vivo, em meio a inúmeras formas de vida, está nossa espécie. Em seu livro Regenerantes de Gaia, fonte principal para este ciclo de estudos, Fabio Scarano propõe que a espécie humana, por sua capacidade de percepção sobre como esse organismo funciona – podendo medir e rastrear as mudanças ambientais planetárias, por exemplo –, poderia atuar como o sistema nervoso da Terra. Uma parte ativa, contribuindo com o todo, em vez de destruí-lo.
Nesse ciclo de estudos, procuramos estender essa rede de sensores a diversas fontes de conhecimento, culturas e materiais de estudo para ampliar nossa noção sobre Gaia e os possíveis caminhos para regenerar suas cicatrizes.
SOBRE O CICLO
O ciclo online Regenerantes de Gaia é composto por 4 encontros gravados e outros materiais complementares, que podem ser acessados através dos ícones nesta página.
Também indicamos a leitura do livro Regenerantes de Gaia, de Fabio Scarano, ponto de partida para a criação deste ciclo de estudos.