O projeto de pesquisa Compossíveis: quando o ambiente vira corpo coordenado pela Profa. Tatiana Cardoso, docente do curso Graduação em Teatro: Licenciatura, produziu oito videoperformances, resultados do processo de criação do GESTA, grupo formado por docentes, discentes e egressas da Uergs (Universidade do Estado do Rio Grande do Sul).
A partir da questão “O que surge da mistura entre o corpo humano e o corpo de outro ser vivo?” o exercício foi criar seres fictícios nascidos da relação entre humanos e não humanos, experimentando derivas e migrações de formas.
No grupo GESTA, o papel do professor ou professora – que também são artistas – é a base para pensar poéticas, ações formativas e críticas que tenham intervenção direta na comunidade. A memória, a corporeidade, o treinamento físico, o cuidado de si, a autopoiese, a transdisciplinaridade, as noções de presença e experiência, a performance, o ritual, a ecologia, a oralidade, a vocalidade e a experimentação de espaços não convencionais no teatro e na dança são algumas de suas áreas de atuação.
Impulsionados pela proposição do xamã yanomami Davi Kopenawa quando diz, em seu livro A queda do céu: “Vocês deveriam sonhar a terra, pois ela tem coração e respira” (Kopenawa; Albert, 2015, p. 468), em cada performance, estabelece-se um convite a repensarmos nossa relação com o meio ambiente e o planeta. Esta pesquisa é uma tentativa de sonhar a terra e convidar muitas pessoas a sonharem junto. O livro Metamorfoses de Emanuele Coccia (Dantes,2021) foi nosso principal referencial.
O evento virtual de estreia de Compossíveis aconteceu no dia 14 de maio de 2022, no canal do curso Teatro na Uergs, no Youtube.
Link da live com as videoperformances completas : https://www.youtube.com/watch?v=XRmG_IBbD70
Parte das imagens que compõem a série Compossíveis deriva de uma imersão com a equipe, em janeiro de 2022, em Maquiné-RS. Após um semestre de estudos e experimentações para o trabalho, o GESTA se reuniu na pousada Casinha da Floresta, durante um final de semana, para dar início às gravações que comporiam a versão final de cada vídeoperformance. Sob a direção de Tatiana Cardoso e acompanhamento da artista visual, cenógrafa e figurinista Antonella Diana, do Teatret OM da Dinamarca, o trabalho foi ganhando forma e se realizando colaborativamente.
O processo contou também com a colaboração dos professores do curso Graduação em Música: Licenciatura: a Profa. Kiti Santos e o Prof. Eduardo Pacheco, bem como do aluno egresso do curso de Música, Henrique Pellin. O projeto incluiu as áreas do Teatro, Música, Meio ambiente e Artes Visuais. Uma tentativa de sonhar a terra e convidar muitas pessoas a sonharem junto.
Compossíveis teve continuidade em agosto de 2022, na Dinamarca, em outro formato, desta vez com a performance instalação Coexistence, no parque Hoverdal, na cidade de Rinkobing.
Um Comentário