Em dezembro de 2022, o livro Planeta Simbiótico – um novo olhar sobre a evolução, de Lynn Margulis, foi publicado pela Dantes. Ele é o nono integrante da família de livros Selvagens da editora.
Através dele a bióloga nos contagia com a ideia de que a vida é criada em colaboração, numa dança de seres que cooperam entre si através dos tempos. Lynn alia sua visão insurgente e generosa da vida, inspirada no que avista nas lâminas de seu microscópio, e a amplia para as trocas simbióticas que sustentam ecossistemas, desestabilizando as bases do pensamento biológico estabelecido até então.
Os lançamentos do livro têm sido acompanhados de exibições do documentário SYMBIOTIC EARTH, How Lynn Margulis Rocked the Boat and Started a Scientific Revolution (2018), do diretor John Feldman. A mais recente delas aconteceu em Belo Horizonte, em 20 de janeiro, no Cine Santa Tereza, seguida de comentários do professor de física Gustavo Rodrigues Rocha, que trabalha com história e filosofia das ciências.
“Através dos relatos daqueles que conviveram com ela e de um deslumbrante acervo de imagens, o filme examina as visões de mundo que acarretaram as mudanças climáticas e o capitalismo extremo. Assim, a obra propõe um novo olhar sobre a vida, levando em conta seu aspecto essencialmente simbiótico. Os estudos de Lynn provocaram mudanças estruturais na maneira que olhamos para nós mesmos, para a evolução e para o meio-ambiente”.
Acesse a matéria completa aqui: https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/cine-santa-tereza-filme-symbiotic-earth-discute-obra-da-biologa-lynn-margulis