Metamorfoses, livro de Emanuele Coccia publicado pela Dantes em 2020, foi o ponto de partida das canções e peças corais compostas por Ligiana Costa para seu mais novo trabalho ‘SÁ – Um oratório para a Terra’. SÁ é o quarto álbum autoral de Ligiana, que é cantora, compositora e musicóloga e também um espetáculo que teve estreia em São Paulo, no Theatro São Pedro em 25 de outubro deste ano.
Com produção musical de Dan Maia e Gil Monte, ambas as criações se ancoram na pesquisa vocal e dialogam com a tradição secular dos oratórios, marcadas pelo entoar dos temas das escrituras sacras. Numa cruza entre o universo lírico e experimentalismos contemporâneos, em SÁ os arranjos para vozes são tramados junto a elementos eletrônicos, formando um ecossistema diverso e metamórfico.
Maura Baiocchi e Ligiana Costa. Foto: Soraia Costa
Energia cósmica imemorial, SÁ flui entre tempos, espaços e corpos, atravessando tudo o que é vivo, relembrando que cada forma é casulo e canal de uma mesma vida compartilhada, como nos conta Coccia.
O espetáculo tem direção cênica de Cibele Forjaz, dramaturgia de Sofia Boito e traz Maura Baiocchi, performer e diretora-fundadora da Taanteatro Companhia em cena. Também conta com os cantores Marina Decourt, Bruna Lucchesi, Eddu Ferreira e com o Coral Jovem do Estado de São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Composição, conceito e voz: Ligiana Costa
Libreto: Ligiana Costa e Sofia Boito
Produção musical e arranjos: Dan Maia e Gilberto Monte
Cantores: Bruna Lucchesi, Dan Maia, Eddu Ferreira e Marina Decourt
Performer convidada: Maura Baiocchi
Sampler, Synths e FX: Gilberto Monte
CORAL JOVEM DO ESTADO
Maestro: Tiago Pinheiro
Preparação vocal do coro: Marília Vargas
Arranjos Corais: Xavier Bartaburu
Direção Cênica: Cibele Forjaz
Figurino: Simone Mina e acervo Coral Jovem do Estado
Som: Florencia Saraiva-Akamine
Luz: Cibele Forjaz
Design gráfico e direção de arte: Carlos Bertuol
Fotografia e Maquiagem: Soraia Costa
Produção Executiva: Marco de Almeida – MdA