Skip to main content

 

 

SHUBU HIWEA
ESCOLA VIVA HUNI KUÏ

Território: Terra Indígena do rio Jordão – 87.000 ha
Ponto central: Aldeia Coração da Floresta
População beneficiada: 3000 pessoas do povo Huni Kuï
Coordenadores: Dua Busë e Teresa Netë

A ESCOLA VIVA Shubu Hiwea é um sonho do pajé DUA BUSË. Ele vive com sua família na aldeia Coração da Floresta, no Alto Rio Jordão. DUA BUSË possui profundos saberes da cultura HUNI KUÏ – de histórias, medicina, música e espiritualidade – e, ao longo dos anos, tem transmitido seus conhecimentos para outros pajés e aprendizes. Em sua aldeia, ele criou um grande jardim, que batizou de Parque União da Medicina, onde são feitos cultivos, estudos e práticas dos saberes da medicina tradicional de seu povo.

“Para esse apoio dado, vou passar uma mensagem de alegria, paz para nós alcançarmos nossa força com confiança dentro do nosso coração, dentro da nossa alma, para nosso Yuxibu ajudar mais ainda. Que todos nós indígenas possamos alcançar alegria, nosso trabalho, nossa cultura, nossa tradição e todos os vários indígenas que nós temos no Brasil, toda a nossa nação, não apenas um parente.”

Dua Busë

APOIO MENSAL:
Com o apoio mensal, o pajé Dua Busë pode permanecer em sua aldeia. O recurso garante a existência deste importante ancião, a alimentação, o material de arte, a gasolina e o acesso a internet. 

PRÓXIMOS PASSOS:
Articular apoios e intercâmbios.
Apoiar a produção artística na aldeia Coração da Floresta.
Apoiar oficinas de tecelagem e arte de miçangas com as mulheres.
Apoiar as Casa de Essências e a formação de mais especialistas.

APOIE

COORDENADORES

Dua Busë é pajé e professor. Vive na aldeia Coração da Floresta, no Alto Rio Jordão, no Acre, na divisa com o Peru. Possui profundos saberes da cultura Huni Kuin – histórias, medicina, música e espiritualidade e, ao longo dos anos, tem transmitido seus conhecimentos para outros pajés e aprendizes.

Netë Huni Kuï é uma mestra artesã de tecelagem e conhecedora de 26 kenês (grafismos sagrados) da tradição Huni Kuï , que remonta ao tempo dos Shenipabu (povo antigo). Junto com Dua Busë, abriu a escola de tecelagem Una Shubu Xinã Kuï.