APRENDIZAGENS
Encontros mensais para refletir sobre saberes tradicionais, a relação entre os seres vivos e caminhos para que a educação inclua narrativas mais pluriversais. As ações consideram pessoas de todas as idades e formações, criando diálogos com e para crianças, jovens e adultos.
Acompanhe os encontros na Agenda Selvagem.
O Grupo Aprendizagens é coordenado por Cristine Takuá e Veronica Pinheiro.
Junto aos encontros, também contamos com o Diário de Aprendizagens, um relato semanal das jornadas e aprendizados de Cris Takuá, em seu diálogo com as Escolas Vivas, e Veronica, em sua ativação dos conteúdos Selvagem na Casa das Crianças (Escola Municipal Professor Escragnolle Dória), no Rio de Janeiro.
CRISTINE TAKUÁ
Cristine Takuá é filósofa, rezadora, parteira, educadora e artesã indígena e vive na aldeia do Rio Silveira, onde é professora independente. É diretora e fundadora do Instituto Maracá. Membro fundadora do FAPISP (Fórum de articulação dos professores indígenas do Estado de São Paulo). Participa do Selvagem desde 2019 e hoje coordena o diálogo com as 5 Escolas Vivas.
VERONICA PINHEIRO
Veronica Pinheiro é brincante, professora da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e pesquisadora do ensino de arte para as relações étnico-raciais como mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integra a equipe Selvagem desde 2023, coordenando atividades com e para crianças.}
ATIVIDADES
Encontros com crianças em escolas, museus, quilombos e aldeias para compartilhar e construir memórias.
Licença para a Vovó Argila
24/01/2024
“Minha vovó, dona das argilas, viemos buscar argila para o meu trabalho”. Essas são as palavras ditas pelas mulheres Tukano ao irem colher a argila. Neste encontro, com a orientação das ceranistas Cacau Porto e Bia Jabor, tivemos trocas de saberes e fazeres sobre a relação sagrada e artística com a argila. A oficina para crianças foi um momento de criação de possibilidades de intimidade com a terra. Repensar a relação com os seres é uma das formas de reduzir os desperdícios presentes nos processos escolares e artísticos, além de ampliar as possibilidades de envolvimento com a vida.
Um Rio Um Pássaro
13/01/2024
Nesse dia serão oferecidas duas oficinas: uma para olhar para o céu e outra para olhar para a terra. Oficinas de confecção de papagaio (pipa) e plantio de mudas, ações pensadas para construir diálogos entre vida, natureza e sonho.
Avaxi Takua: O Milho Sagrado Guarani
16/12/2023
Um mergulho no mundo do mito e da criação de animações. Mediada por Matheus Marins, do Laboratório de Animação, as crianças criaram suas próprias animações para contar histórias por meio de processos experimentais e materiais diversos. Nesse mesmo dia, fizemos uma roda de saberes e sabores sobre comida e afeto, mediada por Cláudia Lima.
Fotos da Ericka Reis.
Terra Viva Maxakali
09/12/2023
Uma experiência de imersão no mundo das tintas naturais, prática que vivencia o colorir com tintas ancestrais. Mediada por Jhon Bermond, a atividade articulou memórias, saberes e fazeres tradicionais. Foram feitas, também, contação de histórias, visita guiada à exposição e pintura em tecido.
Fotos da Ericka Reis.
Viva escola viva e os guardiões da floresta
02/12/2023
Oficina de criação dedicada à semana de abertura da exposição VIVA VIVA ESCOLA VIVA. Por meio de histórias contadas pela educadora Veronica Pinheiro, o público infantil conheceu o mito A canoa da transformação. Foram realizadas oficinas de desenho, tear, criação de fantoches e biojóias, mediadas por ELVIRA SATERÉ MAWÉ.
Fotos de Clara Almeida.
Filhos do Sol – mitos em quadrinhos
16/09/2023 a 18/09/2023
Aldeias Guarani Mbya – Escola Viva Guarani e Tekoá Nhanderekoá
Pensando em movimentos de fortalecimento e transmissão de saberes tradicionais com crianças em territórios indígenas e comunidades tradicionais, em setembro de 2023, realizamos o encontro Filhos do Sol, uma ação do nosso grupo relacionada ao Ciclo Ayvu Pará. Foram três dias de atividades em duas aldeias Guanani Mbya, reunindo crianças, jovens, professores do território e lideranças. A proposta do encontro foi a de construir com a comunidade desenhos em quadrinhos de mitos e histórias sobre o território.
Os guardiões das memórias das aldeias abriam as atividades narrando mitos em Guarani. Para construção dos mitos em quadrinhos, foram necessárias oficinas de criação de roteiro e desenho. Toda atividade foi acompanhada por uma liderança e/ou professor da comunidade, o que tornou o encontro especialmente bonito e conectado às tradições.
Fotos: Veronica Pinheiro
Licença para a vovó argila – oficina de barro
23/08/2023
Instituto Tear, Rio de Janeiro – RJ
Casa Ateliê, Cotia – SP
Troca de saberes e fazeres sobre a relação sagrada e artística com argila. A partir da fala de Francy Baniwa e do relato de Dona Carol, ceramista Baniwa, no encontro Ore ypy rã – Tempo de Origem, o Grupo Crianças organizou um estudo para pensar uma estrutura de oficina para crianças em que o barro não seja visto como matéria prima, mas como ser sagrado. “Minha vovó, dona das argilas, viemos buscar argila para o meu trabalho”, essa frase é dita pelas ceramistas do povo Tukano no momento em que estão colhendo a argila. Repensar a relação com os seres é uma das formas de reduzir os desperdícios presentes nos processos escolares e artísticos, além de ampliar as possibilidades de intimidade com a vida. A vivência com educadores foi mediada pela artista e educadora Angélica Arechavala. A vivência aconteceu simultaneamente em dois ateliês e on-line.
Fotos: Angélica Arechavala
Desenho: Angélica Arechavala
The life of the sun on earth
30/06/2023
Omved Garden, Londres
No âmbito do simpósio Meeting at the River, 25 crianças da escola The Hightgate primary school Green Council foram convidadas a escutar Carlos Papá, Cristine Takua e Ailton Krenak contar a histórias do Sol a partir das perspectivas dos povos Guarani e Krenak. A proposta do workshop era inspirar as crianças a trazerem suas próprias interpretações sobre a narrativa e transformá-las em desenhos. Esses materiais compuseram a criação de uma animação a ser compartilhado com outros jovens no Reino Unido e no Brasil.
Fotos: Will Hearle
Cosmovisões da floresta
13/05/2023
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio)
O encontro entrelaçou os projetos Ore ypy rã – Tempo de Origem e o Selvagem em um dia de exposição e atividades com cantos, danças, conversas e autógrafos do livro Umbigo do mundo, de Francy e Francisco Baniwa. Junto a Chico Simões e Anita Ekman, o Grupo Crianças ofereceu uma série de oficinas em torno do fazer cerâmico.
Fotos: Ju Chalita
As crianças criaram memórias
13/04/2023
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), Rio de Janeiro – RJ
10/05/2023
Lanchonete <> Lanchonete, ,Rio de Janeiro – RJ
Encontros realizados no âmbito do Ciclo Memórias Ancestrais, na Lanchonete<>Lanchonete e no MUHCAB, entre abril e maio de 2023, no Rio de Janeiro. Houve contação de histórias sobre a criação do Sol com Francy e Francisco Baniwa, oficinas de animação em stop motion e de poesia, pintura de painéis e observação do céu com telescópio.
Fotos: Mariana Rotili
Com a palavra as crianças
28/03/2023
Jangada Escola Rio de Janeiro
Primeiro encontro presencial com crianças; uma roda de conversas, desenhos e muita imaginação. Visita a Jangada Escola para ouvir as crianças, uma manhã de trocas sob e sobre o sol. A atividade contou com a participação de turmas, professores e educadores da unidade escolar.
Fotos: Cout Produções