Skip to main content

 

APRENDIZAGENS

Encontros mensais para refletir sobre saberes tradicionais, a relação entre os seres vivos e caminhos para que a educação inclua narrativas mais pluriversais. As ações consideram pessoas de todas as idades e formações, criando diálogos com e para crianças, jovens e adultos.

Acompanhe os encontros na Agenda Selvagem.

O Grupo Aprendizagens é coordenado por Cristine Takuá e Veronica Pinheiro.

Junto aos encontros, também contamos com o Diário de Aprendizagens, um relato semanal das jornadas e aprendizados de Cris Takuá, em seu diálogo com as Escolas Vivas, e Veronica, em sua ativação dos conteúdos Selvagem na Casa das Crianças (Escola Municipal Professor Escragnolle Dória), no Rio de Janeiro.

CRISTINE TAKUÁ

Cristine Takuá é filósofa, rezadora, parteira, educadora e artesã indígena e vive na aldeia do Rio Silveira, onde é professora independente. É diretora e fundadora do Instituto Maracá. Membro fundadora do FAPISP (Fórum de articulação dos professores indígenas do Estado de São Paulo). Participa do Selvagem desde 2019 e hoje coordena o diálogo com as 5 Escolas Vivas.

VERONICA PINHEIRO

Veronica Pinheiro é brincante, professora da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e pesquisadora do ensino de arte para as relações étnico-raciais como mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integra a equipe Selvagem desde 2023, coordenando atividades com e para crianças.}

ACTIVITIES

Meetings with children in schools, museums, quilombos and villages to share and build memories.

Licença para a Vovó Argila
24/01/2024

“Minha vovó, dona das argilas, viemos buscar argila para o meu trabalho”. Essas são as palavras ditas pelas mulheres Tukano ao irem colher a argila. Neste encontro, com a orientação das ceranistas Cacau Porto e Bia Jabor, tivemos trocas de saberes e fazeres sobre a relação sagrada e artística com a argila. A oficina para crianças foi um momento de criação de possibilidades de intimidade com a terra. Repensar a relação com os seres é uma das formas de reduzir os desperdícios presentes nos processos escolares e artísticos, além de ampliar as possibilidades de envolvimento com a vida.

Um Rio Um Pássaro
13/01/2024

Nesse dia serão oferecidas duas oficinas: uma para olhar para o céu e outra para olhar para a terra. Oficinas de confecção de papagaio (pipa) e plantio de mudas, ações pensadas para construir diálogos entre vida, natureza e sonho.

Avaxi Takua: O Milho Sagrado Guarani
16/12/2023

Um mergulho no mundo do mito e da criação de animações. Mediada por Matheus Marins, do Laboratório de Animação, as crianças criaram suas próprias animações para contar histórias por meio de processos experimentais e materiais diversos. Nesse mesmo dia, fizemos uma roda de saberes e sabores sobre comida e afeto, mediada por Cláudia Lima.

Fotos da Ericka Reis.

Terra Viva Maxakali
09/12/2023

Uma experiência de imersão no mundo das tintas naturais, prática que vivencia o colorir com tintas ancestrais. Mediada por Jhon Bermond, a atividade articulou memórias, saberes e fazeres tradicionais. Foram feitas, também, contação de histórias, visita guiada à exposição e pintura em tecido.

Fotos da Ericka Reis.

Viva escola viva e os guardiões da floresta
02/12/2023

Oficina de criação dedicada à semana de abertura da exposição VIVA VIVA ESCOLA VIVA. Por meio de histórias contadas pela educadora Veronica Pinheiro, o público infantil conheceu o mito A canoa da transformação. Foram realizadas oficinas de desenho, tear, criação de fantoches e biojóias, mediadas por ELVIRA SATERÉ MAWÉ. 

Fotos de Clara Almeida.

Children of the Sun – myths in comics
from 16 September 2023 to 18 September 2023
Guarani Mbya villages – Guarani Living School and Tekoá Nhanderekoá

Thinking of movements to strengthen and pass on traditional knowledge with children in indigenous territories and traditional communities, in September 2023 we held the Children of the Sun meeting, an action by our group related to the Ayvu Pará Cycle. Over three days of activities in two Guanani Mbya villages, we brought together children, young people, teachers from the territory and leaders. The purpose of the meeting was to draw comic strips of myths and stories about the territory with the community. 

The guardians of the villages' memories opened the activities by narrating myths in Guarani. In order to turn the myths into comics, workshops were needed to create scripts and drawings. Every activity was accompanied by a community leader and/or teacher, which made the meeting especially beautiful and connected to traditions.

Photos: Veronica Pinheiro

Permission for grandma Clay – clay workshop

23 August 2023
Instituto Tear, Rio de Janeiro – RJ
Casa Ateliê, Cotia – SP

Knowledge and practices exchanged concerning the sacred and artistic relationship with clay. The activity was inspired by Francy Baniwa's talk and the testimony of Dona Carol, a Baniwa ceramist, at the meeting Ore ypy rã – Time of Origin. The Children's Group organised a study in order to come up with a children's workshop structure in which clay is not seen as a raw material, but as a sacred being. "My grandmother, the owner of the clay, we've come to collect clay for our work". This is how the Tukano potters say it when they are harvesting the clay. Rethinking the relationship with beings is one of the ways of reducing the waste present in school and artistic processes, as well as expanding the possibilities of intimacy with life. The experience with educators was mediated by artist and educator Angélica Arechavala. The experience took place simultaneously in two studios and online. 

Photos: Angélica Arechavala
Drawing: Angélica Arechavala

The life of the sun on earth

30/06/2023
Omved Garden, Londres

As part of the Meeting at the River, 25 symposium, 25 children from The Hightgate primary school Green Council were invited to listen to Carlos Papá, Cristine Takua and Ailton Krenak telling stories about the Sun from the perspectives of the Guarani and Krenak peoples. The purpose of the workshop was to inspire the children to bring their own interpretations of the narrative and turn them into drawings. These materials were then used to create an animation to be shared with other young people in the UK and Brazil.

Photos: Will Hearle

Animation: The life of the sun on earth
Cosmovisions from the Forest

13/05/2023
Museu de Arte Moderna from Rio de Janeiro (MAM-Rio)

The meeting brought together the Ore ypy rã – Tempo de Origem and Selvagem projects in a day of exhibitions and activities with songs, dances, talks and autographs of the book Umbigo do mundo, by Francy and Francisco Baniwa. Together with Chico Simões and Anita Ekman, the Children's Group offered a series of workshops on ceramic making. 

Photos: Ju Chalita

The children created memories

13/04/2023
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), Rio de Janeiro – RJ

10/05/2023
Lanchonete Lanchonete,Rio de Janeiro – RJ

Meetings held as part of the Ancestral Memories Cycle, at the LanchoneteLanchonete and MUHCAB, between April and May 2023, in Rio de Janeiro. There was storytelling about the creation of the Sun with Francy and Francisco Baniwa, stop motion animation and poetry workshops, panel painting and telescope observation of the sky.

Photos: Mariana Rotili

Animations
The children took the floor

28/03/2023
Jangada Escola, Rio de Janeiro

First in-person meeting with children; a circle of conversations, drawings and lots of imagination. A visit to the Jangada School to listen to the children, a morning of exchanges under and about the sun. The activity was attended by the school's classes, teachers and educators. 

 

Photos: Cout Produções

REPORT