“Atravessar uma mudança radical até o ponto
em que o mundo em si não será mais o mesmo.”
Emanuele Coccia
O grupo de pesquisa Gesta, do curso Graduação em Teatro: Licenciatura da Uergs (Universidade do Estado do Rio Grande do Sul) coordenado pela Profa. Tatiana Cardoso, realizou o desdobramento da pesquisa Compossíveis: quando o ambiente vira corpo, com a criação da performance instalação Coexistência.
Feito em co-produção com o Teatret OM, da Dinamarca, durante o mês de agosto de 2022, o grupo apresentou Coexistência, um evento que misturou Teatro, Música e Artes visuais junto à natureza, no imenso parque de Hoverdal, na periferia da cidade de Rinkøbing, na Dinamarca.
Em meio à floresta, entre esculturas orgânicas da artista visual Antonella Diana, os performers evocam passagens, derivas e migrações entre diferentes formas de existência. Assim a metamorfose aparece no corpo não como atributo, mas como condição de ser vivente neste planeta, junto a todas as outras formas de vida.
Do pássaro para a árvore, do sol para a folha, da morte para novos nascimentos. Como nos lembra Emanuele Coccia, em seu livro Metamorfoses (Dantes, 2020), somos uma gigante compostagem de matéria viva que, ao longo da história do planeta, assume, eventualmente, um corpo diferenciado. A performance Coexistência, chama atenção para a conexão intrínseca que temos com o meio ambiente, para a consciência de que somos parte e não donos da Terra. É hora de nos levantarmos de nosso sono delirante e percebermos que a Terra é esse imenso organismo vivo que clama urgentemente pela sua regeneração.
Após esta experiência, neste ano de 2023 mais um projeto de pesquisa se desdobra, visando a relação Arte e Meio ambiente na mais nova aventura do grupo Gesta: Coexistência, uma performance instalação (IniCie Proppg 2022/23), no qual vem sendo produzido um foto livro e um minidocumentário sobre o processo vivido pelo grupo na Dinamarca.
FICHA TÉCNICA:
Direção e concepção: Tatiana Cardoso
Performers: Nathalia Barph, Rafaela Giacomelli, Rodrigo Carinhana e Hisako Miura.
Esculturas orgânicas e figurinos: Antonella Diana
Assistentes: Sara Ballestri e Hisako Miura
Figurinista colaboradora: Lena Bjerregaard
Músico: Håkon Berre
Técnico: Maximiliano Bini
Participação especial: Peter Barner-Rasmussen e Jørgen Bjerge
Produção: Teatret OM e Gesta
Fotografias: Francesco Galli
hola bom dia, aqui isabel ferreira, teria como ter accesso ao video completo da performance?
sou diretora do arbola, festival que celebra a cultura das arvores em pamplona, espanha.
http://www.arbola.net