Aprender a escutar as lições que outros seres mais que humanos podem nos transmitir para curar a nós mesmos e ao planeta, restaurando a saúde ecológica, questionando “visões de mundos ocidentais e necessidades fundamentais” é o tema de Plant Teachers, texto publicado na Where the Leaves Fall, revista que trata da ligação da humanidade com a natureza através da intersecção entre a justiça social e o ambiente, a arte, a ciência, a cultura, a filosofia e a alimentação.
O texto de Niellah Arboine nos situa no verão londrino, adornado por “arbustos robustos de sálvia verde-clara, lavanda perfumada e ocasionais papoulas vermelhas curvando-se ao vento” presentes nos jardins regenerados do OmVed Gardens para o simpósio de educação Meeting at the River. Traz trechos de falas de Anna Dantes, Cris Takuá, Carlos Papá, Jeremy Narby e Ailton Krenak.
“Quando absorvemos plantas medicinais, somos convidados a aderir a um tipo de existência diferente. Tudo o que absorvemos também nos absorve, e acredito que isso se aplica a tudo no mundo. É por isso que nossas escolhas são tão importantes.” (tradução livre)
Ailton Krenak
Todos os desdobramentos de Meeting at the River e a passagem do Selvagem por Londres podem ser lidos aqui: Entre rios e jardins: Selvagem em Londres.
Texto: Daniela Ruiz
Revisão: Clarissa Viana
Foto: Will Hearle