As 7 Flechas Selvagens seguem atravessando os ares e conectando mundos. Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro deste ano elas estão sendo exibidas em uma instalação contínua em Cornwall, Inglaterra, como parte da programação da mostra Super Natural no CAST – Cornubian Arts & Science Trust, com curadoria de Hannah Hooks, do The Eden Project.
O CAST começou seu ano de atividades recebendo a pré-estreia do circuito de exibições na noite de 19 de janeiro, com a apresentação de 3 das 7 Flechas: O sol e a flor, Metamorfoses e A selva e a seiva. Elas voaram acompanhadas por um vídeo em que Anna Dantes apresenta o Selvagem e compartilha inspirações e cruzamentos de conteúdos que confluem em cada uma delas. Esse material também está sendo projetado na instalação.
Em uma das sessões, Kate Turner conduziu uma atividade para jovens de 12 a 16 anos. O foco foi conversar sobre o processo de ‘compostagem de imagens’, um dos princípios que orientou a criação das Flechas. O grupo se concentrou nas Flechas 1 – A Serpente e a Canoa e 2 – O Sol e a Flor, mergulhando na rica gama de imagens, narrativas e pesquisas envolvidas e esboçando ideias que ajudaram a gerar respostas iniciais para o próximo projeto do CAST. Segundo e equipe, os participantes estiveram particularmente fascinados pelas imagens de plantas e paisagens, transformações entre formas animais e humanas, padrões dos tecidos professores e os desenhos das cobras luminescentes.
A conversa que seguiu à apresentação das Flechas tocou nos temas da estranheza e beleza da natureza, nas preocupações com o clima, na abertura sensível trazida pela observação bem de perto, na vida em áreas rurais e no sentimento de conexão ou desconexão com a natureza. Os jovens fizeram esboços de desenhos inspirados nas Flechas. Kate também apresentou a obra de Tarsila Do Amaral, que aparece na Flecha 1, e o Manifesto Antropofágico.
A mostra Super Natural acolhe uma diversidade de criações artísticas que examinam e desafiam nossa percepção sobre o mundo natural, buscando provocar reflexões sobre o lugar da humanidade nessa teia e direcionando o foco para as relações entre plantas e seres humanos. Ela conecta artistas, pensadores, pesquisadores e cientistas para fortalecer parcerias e colaborações que impulsionem mudanças positivas e inspirem, influenciem e defendam uma consciência ecológica aliada à justiça social.
The Eden Project tem como missão criar movimentos que construam trocas regenerativas entre pessoas e o mundo natural em benefício de tudo o que é vivo. Há 20 anos vem atuando como uma instituição de caridade educacional, apoiando projetos transformacionais e programas de aprendizagem com foco em prevenir a destruição do planeta e estimular outras perspectivas e transformações criativas através da arte e da educação.