“O brilho se diz, dizendo:
Respeite as mulheres,
Respeite os homens,
Respeite as crianças,
Respeite os anciãos,
Respeite as anciãs
Assim é que o nosso criador deixou o ensinamento
E desse jeito devemos viver
E com isso cresceremos
e vamos amadurecendo com a saúde e alegria
Somente dessa forma vamos alcançar, conviver
E saber um jeito de descobrir o bem viver
É isso que eu falo
Saúdo as divindades!”
Carlos Papá na abertura da Flecha 7: A fera e a esfera.
.
Em julho de 2023 o Selvagem pousou em Londres a convite do Meeting at the River para uma semana de encontros, workshops e exibições das Flechas. O intuito era mapear como a educação pode incluir diversas formas de conhecer, criar, resistir e mudar a cultura.
A conversa com o público londrino começou antes, em agosto de 2022, quando Carlos Papá abriu em rezo A fera e a esfera, sétima e última Flecha, que foi parte integrante da exposição Our Time on Earth no Barbican Centre.
Foram dois dias de simpósio e trocas multiculturais nos jardins do OmVed Gardens, na zona noroeste de Londres. Cinquenta pessoas inscritas se reuniram para o encontro Reimagining Education and Ecological Learning (Reimaginando a Educação e a Aprendizagem Ecológica).
Uma roda de cantos nas vozes de Carlos Papá e Cristine Takuá abriu os trabalhos na manhã de 26 de julho. Entre as apresentações e pautas conversadas ao longo de dois dias, estiveram os temas: On memory (Sobre Memória); a exibição da Flecha 1 – A serpente e a canoa; Plants as Teachers (Plantas Mestras) acompanhados da apresentação da Flecha 4 – A selva e a seiva, seguida da conversa com Jeremy Narby, Cris Takuá, Ailton Krenak e Aristóteles Barcelos Neto, com mediação de Anna Dantes. No segundo dia, Carlos Papá se juntou à Cris, Ailton, Jeremy e Aristóteles para falar sobre Listen with the bodies (Escutar com os corpos).
Os participantes foram convidados a mapear como a educação pode incluir diversas formas de conhecimento, buscando caminhos para inspirar e apoiar os jovens a liderar a restauração da saúde ecológica e redefinindo o que é de fato valioso no campo do conhecimento.
Children’s Sun Workshop
No dia 30 de junho, as crianças puderam escutar Carlos Papá contar histórias do Sol a partir das perspectivas dos povos Guarani. A proposta do workshop era inspirar as crianças a trazerem suas próprias interpretações sobre as narrativas e transformá-las em desenhos. Esses materiais compuseram a criação de um novo curta-metragem de animação a ser compartilhado com outros jovens no Reino Unido e no Brasil.
O encerramento dessa semeadura Selvagem em solo britânico foi no dia 01 de julho e contou com a exibição das Flechas no Southbank Centre. Anna Dantes e Ailton Krenak conversaram com Gaia Vince, jornalista ambiental e autora inglesa, contando sobre o processo criativo das Flechas e o objetivo do Selvagem em “alcançar mais corações”.
Todos os encontros do Meeting at the river foram gratuitos, facilitados pelo Selvagem a convite da revista WTLF com a colaboração de Flourishing Diversity, Synchronicity Earth e OmVed Gardens.
Texto: Daniela Ruiz
Fotos: Will Hearle
Um Comentário