Em meio a tantas coisas e informações, a caminhos, rodovias, devastações, links e conexões, nosso coração Selvagem se volta para o Sol.
Ele está no centro de tudo, da galáxia à célula, nas memórias e nos primeiros desenhos das crianças.
Quem é o Sol? É Deus, é mãe, é pai, é grande, mínimo, jovem, vivo?
Em 2024, enquanto o planeta aquece, Selvagem escolhe esse caminho cósmico, simples, fundamental e popular. Conversaremos e dançaremos com o Sol em um ano de aprendizagens, percursos e práticas.
Vamos visitá-lo suavemente com uma nova série audiovisual em animação: Pingos Selvagem.
Através do Diário de Aprendizagens, acompanharemos a rotina semanal e as práticas de duas grandes mestras: Cristine Takuá, coordenadora do diálogo com as Escolas Vivas, e Veronica Pinheiro, educadora que estará compartilhando os conteúdos Selvagem na Casa da Criança (Escola Municipal Professor Escragnolle Dória), no Rio de Janeiro, com a ativação de rodas de leitura e oficinas.
No primeiro semestre, teremos o ciclo de estudos Aprendizagens, composto por 5 episódios com reflexões sobre escolas vivas, relações entre seres e transmissão de conhecimento.
Fotos: Clara Almeida | Acervo Selvagem, ciclo de estudos – 2023
Outro grande ciclo de estudos, sobre o Sol, será publicado ao longo do segundo semestre. Um ciclo composto de narrativas Baniwa, Tupi-guarani, Guarani, Ashaninka, Maxakali, Tukano, Dessano e Huni Kuï entrelaçadas às narrativas astrofísicas, astrológicas, biológicas, literárias, poéticas, musicais, teatrais e afro ancestrais.
Diante de toda essa irradiação de conteúdos, pulsante e selvagem, vamos propor percursos que tragam referências para guiar estudos, “como pontos numa tela de sonar”.
Em sintonia com todos esses movimentos, teremos novas Conversas na Rede, série audiovisual em que Ailton Krenak e convidades embarcam em reflexões sobre a vida com a presença de artistas visuais e musicais.
Se quiser estar mais junto de nossa caminhada em 2024, no dia 6 de março faremos uma reunião de apresentação dos nossos projetos, com a presença de toda a equipe e da comunidade Selvagem.
Texto: Anna Dantes e Daniel Grimoni
Foto capa: NASA
Fotos seminário: Clara Almeida
Desenho Sol: Anna Dantes
animada para ver essa jornada começar e florescer! parabens pessoal lindos planos e lindo texto
Parabéns pelo projeto!
Olá, eu me chamo Lívia e gostaria muito de participar deste ciclo de estudos. Como devo proceder ?
Eu quero participar.
O grupo Selvagem ilumina meu coração. Só gratidão. 💕🌞🌿
Tenho interesse em participar.
Aguardo link para reunião de apresentação.