Skip to main content
Ciclo Selvagem

CICLO SELVAGEM 2018 NO JARDIM BOTÂNICO DO RJ

Por 15 de novembro de 2018outubro 23rd, 2023Nenhum Comentário

De 13 a 15 de novembro de 2018, aconteceu o primeiro Selvagem, ciclo de estudos  sobre origens da vida, DNA e plantas mestras, no Teatro do Jardim Botânico, na cidade do Rio de Janeiro.

Com a presença de pesquisadores, cientistas, indígenas, xamãs, ambientalistas e antropólogos, compartilhamos a respeito dos possíveis diálogos entre saberes tradicionais e ciência. Veja a programação completa aqui, a playlist de todas as falas e as fotos do encontro.Durante esse ciclo, também aconteceu o lançamento do livro “Mbaé Kaá, o que tem na mata. A botânica nomenclatura indígena”, de João Barbosa Rodrigues.

Leia aqui uma breve entrevista com Jeremy Narby, que foi um dos participantes desse Ciclo Selvagem.

Antropólogo e escritor radicado na Suíça, Jeremy Narby estudou história na Universidade de Kent em Canterbury e recebeu seu doutorado em Antropologia pela Universidade de Stanford. Conviveu com os Ashaninka na Amazônia peruana catalogando recursos da floresta para combater sua destruição. Ele é autor do livro “A serpente cósmica, o DNA e a origem do saber“, que foi lançado pela Dantes Editora. Ele participou dos encontros Selvagem em 2018 e 2019 e de várias conversas online, flechas e cadernos.

Em breve, lançaremos o seu novo livro “Plantas Mestras” co-escrito com Rafael Chanchari Pizuri, Xamã do povo Shawinigan e ilustrado por Peconquena, artista indígena do povo Shipibo-Konibo com prefácio de Ailton Krenak e Carlos Papá.

Deixe seu comentário