A partir do mês de março, vamos acompanhar em nosso site os diários das vivências de Cristine Takuá nas Escolas Vivas e de Veronica Pinheiro na Casa das Crianças. Os Diários de Aprendizagens escritos por Cris e Veronica nos aproximarão dessas duas orientadoras de pensamentos e práticas.
Desde 2022, Cris vem cuidando do diálogo com os 4 territórios vinculados ao projeto Escolas Vivas e compartilhando relatórios trimestrais, com a colaboração de Anai Vera, sobre as vivências das Escolas Vivas Shubu Hiwea, Huni Kuin; Aldeia Escola Floresta, Maxakali; Mbya Arandu Porã, Guarani Mbya e Bahserikowi, Tukano, Dessano e Tuyuka. Em 2024, celebramos a chegada da Escola Viva Baniwa.
Veronica coordenou a Comunidade e o Grupo Crianças, ao longo de 2023, realizando oficinas para crianças em territórios indígenas, museus, praias e animou a Maloca das Crianças, espaço dedicado a elas na exposição VIVA VIVA ESCOLA VIVA. Em 2024, ela leva os conteúdos do Selvagem para dentro da Sala de Leitura, da Casa das Crianças, antigo nome da atual da Escola Professor Escragnolle Dória, localizada no Bairro Fazenda Botafogo, no Rio de Janeiro.
Outra novidade é que Cris e Veronica conduzirão juntas o Grupo Aprendizagens, um dos grupos ativos na Comunidade Selvagem em 2024. Aberto e gratuito, como tudo no Selvagem, ele é dedicado a partilhas e diálogos sobre educação e aprendizagem sensível. O grupo nasce da junção do Grupo Escolas Vivas e Grupo Crianças e terá reuniões mensais online e um grupo no whatsapp.
Entre 2 de dezembro de 2023 e 28 de janeiro de 2024, o Selvagem realizou uma grande exposição de artes e medicinas na Casa França-Brasil, no centro do Rio de Janeiro. VIVA VIVA ESCOLA VIVA acolheu o primeiro encontro dos artistas, professores, pajés e mestres que conduzem os centros de transmissão de saberes tradicionais que compõem o projeto. No âmbito da exposição foi oferecido o Seminário Aprendizagem Viva, onde foram feitas as gravações que compõem o ciclo Aprendizagens. O ciclo terá 5 episódios com falas dos coordenadores das Escolas Vivas e será lançado no canal do Youtube do Selvagem entre 10 de abril e 01 de maio.
Para saber mais sobre a exposição VIVA VIVA ESCOLA VIVA, convidamos a conhecer o catálogo e o filme compartilhados recentemente.
Também indicamos a leitura do artigo UMA EXPOSIÇÃO ESCOLA, aqui na ARCA.
No ano em que o Sol rege os movimentos do ciclo de estudos, desejamos que os Diários inspirem, provoquem e estimulem diálogos e ações, que alcancem redes de educadores e pessoas interessadas em confluenciar, pois, como diz Veronica, ao trazer o mestre Nego Bispo para a roda das palavras em sua primeira publicação: “confluência é uma força que amplia”.
Texto: Mariana Rotili
Foto capa: Will Hearle
Um Comentário