CADERNOS

Para ler e baixar de graça.

Orientado pela Dantes Editora, o trabalho de produção editorial dos cadernos é realizado coletivamente pelo Grupo de Preparação de Textos da Comunidade Selvagem. É uma experiência de edição única, realizada por uma equipe de pessoas de vários lugares do mundo, trabalhando em rede. A coordenação é de Alice Faria.

A série Cadernos Vegetais reúne publicações sobre saberes e práticas ancestrais de cuidado e de cura a partir do uso de plantas medicinais, benzos, rezas e orações em diversos territórios no país. A curadoria dos cadernos é feita pela antropóloga, pesquisadora e produtora cultural Marília Nepomuceno e pela artista, documentarista e educadora popular Ana Paixão de Carvalho, ambas da Chã – Coletiva da Terra, um coletivo de mulheres pernambucanas que promove formação, pesquisa em ofícios e práticas culturais com foco na agricultura regenerativa, justiça socioambiental e autonomia.

Para enviar seu caderno, acesse o formulário:

Formulário

Caderno ilustrado bilíngue sobre os cuidados da mulher e das jovens indígenas da comunidade da TI Raposa Serra do Sol.

Caderno ilustrado sobre as práticas tradicionais de cuidado com a mulher, sua família e comunidade durante a gestação e puerpério.

Caderno ilustrado sobre os saberes das parteiras e o uso de plantas medicinais tradicionais das comunidades indígenas da TI Raposa Serra do Sol.

Caderno produzido a partir dos relatos das parteiras, rezadores e pajés e dos desenhos dos estudantes indígenas durante os encontros do Projeto “Revivendo nossa cultura e nossa sabedoria indígena”, realizados na região das Serras da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Cordel educativo sobre os anfíbios e sua imensa importância como indicadores da saúde das plantas e dos ecossistemas.

Um livro que expressa, de forma artística e poética, a ciência milenar das plantas medicinais

Depoimentos, fotografias e bordados em colaboração com detentoras dos saberes de cura e cuidado da comunidade da Serra dos Paus Dóias, Sertão do Araripe/PE

A Ciência da mata Xukuru – primeiro caderno da da série Cosmonucleação Regenerativa e Encantamento no Manejo de Territórios Tradicionais em Pernambuco

As filhas da terra das Serra dos Paus Dóias – segundo caderno da série Cosmonucleação Regenerativa e Encantamento no Manejo de Territórios Tradicionais em Pernambuco

Saberes das mãos, parteiras plantas capoeiras – terceiro caderno da série Cosmonucleação Regenerativa e Encantamento no Manejo de Territórios Tradicionais em Pernambuco

Estudo sobre as plantas de interior e seus usos como tecnologia social para redução da poluição em espaços fechados

Práticas tradicionais de cura, ervas, quintais, saberes e resistências na Bacia do Rio Bonito e Rio Macaé

Receitas e beneficiamento de alimentos no fechamento do ciclo do inverno

Receitas intuitivas a partir do uso das flores, da reconexão com os fluxos e ciclos da natureza

Receitas intuitivas sob uma perspectiva agroecológica e feminista

Fala apresentada na roda de conversas “Perfumosas”, durante o Selvagem 2019

Criações a partir dos encontros da primeira edição do Ciclo Mulheres Plantas e Cura

Plantas medicinais de uso popular do litoral sul de SP

Narrativas e ilustrações das plantas de cura dos quintais de mulheres da Zona da Mata Norte Pernambucana

Participantes da Comunidade realizam o trabalho de transcrição, tradução e revisão de textos, ensaios e artigos que dão origem aos Cadernos Selvagem e às legendas das produções audiovisuais do ciclo de estudos. Guias de tradução e revisão foram elaborados para coordenar esta experiência editorial participativa e aberta.